Uma vida normalíssima

Uma vida normalíssima

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Jane Eyre

Hoje venho falar-vos do primeiro livro que li este ano, Jane Eyre de Charlotte Brontë. Não li muitos livros que me tirassem o sono, mas este foi sem dúvida um deles. Posso-vos confidenciar que, apesar de ser uma amante de livros confessa, poucos me entusiasmam verdadeiramente. E também não é pelo facto de ter estudado aproximadamente 45874 obras na faculdade que conheci histórias fascinantes. Gostei muito d'A Formosa Pintura do Mundo de Frederico Lourenço, de Vidas Secas de Graciliano Ramos, Quem me dera ser Onda de Manuel Rui e d'Os da minha rua de Ondjaki. Tudo o resto foi um bocado aborrecido, para dizer a verdade. Mas à frente... isto tudo para vos dizer que Jane Eyre é, sem réstia de dúvidas, um dos livros da minha vida (sim, já o posso afirmar). O enredo é tão cativante, tão cheio de amor, de mistério, de cenários mirabolantes que, de repente, dei por mim a apressar os meus afazeres para ir para casa lê-lo, a aproveitar as pausas das formações e do trabalho para sorver mais 5 ou 6 páginas e quando acabou... quando acabou só pensava: "Então e agora?" ou "Será que há por aí alguma história de vida que se compare à da Jane?". Pensamentos muito normais, como podem constatar. Dei por mim a absorver todos os seus conselhos, todas as suas dores e todos os seus sorrisos. Dei por mim a imaginar-me frente a frente com o Edward Rochester, a desenhar-lhe as feições e a ouvir-lhe a voz grossa e tenebrosa. Dei por mim a desejar que o meu L. tivesse um bocadinho dele, oh como seria bom! E pronto... não preciso de vos dizer que vos aconselho a lê-lo, nem de vos garantir que nunca se vão esquecer do livro para o resto da vida até porque gostos são gostos e eles não se discutem, portanto, não discutam e leiam-no :)

Ahhhh! Claro que quando acabei o livro fui ver o filme, e claro que como 99% das vezes foi uma desilusão comparado com o livro. Não fez jus à obra prima de Charlotte Brontë e algumas das melhores partes nem sequer são reproduzidas. Não caiam no erro de o ver e de pensar que o livro é igual, porque não é. É melhor. Mil vezes melhor!

Agora vou ali fazer-me à brava a Jane Austen, a ver se ela me apaixona tanto como a mais velha das irmãs Brontë.



2 comentários:

  1. Não sou grande leitora de livros exatamente porque nem sempre encontro um que me tire o sono :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. leva este para a republica,q garanto que vais adorar :)

      Eliminar